11 3283-1449
11 3283-1449
30 de outubro de 2014

Quem nunca passou por esta situação: precisamos procurar alguma coisa no freezer, mas quando abrimos a porta, nos deparamos com vários potes e saquinhos misturados, sem saber o que tem dentro de cada um e quando vamos pegar alguma coisa lá no fundo tudo o que está na frente quase cai na chão…

Mas saiba que a vida não precisa ser tão difícil assim! Um freezer organizado, com todos os itens armazenados corretamente faz com que os alimentos durem mais, diminuindo o desperdício e facilitando na hora de encontrar o que se procura. A seguir apresentamos sete dicas do blog The Kitchn para organizar seu freezer:

1. Saiba o que realmente pode ir ao freezer

Por mais que a gente queira, nem todos os alimentos podem ir ao freezer. Frutas e legumes com alto teor de umidade, como alface e melancia, produtos lácteos, como iogurte, ou alimentos fritos são exemplos de alimentos mais bem guardados fora do freezer.

Bons candidatos para congelamento são panquecas, waffles, nozes, frutas, bolos, caldos, carnes, peixes, camarão, chilis, e ensopados.

2. Congele nas porções que serão consumidas

Quando cozinhamos ou chegamos do supermercado, pode ser muito tentador pegar todos os pedaços de frango e colocá-los juntos em um recipiente no freezer. Porém, mais tarde, quando você for consumir, com certeza irá se arrepender, já que terá que descongelar tudo, quando apenas algumas peças bastavam.

Em vez disso, reserve um tempo para porcionar os alimentos e separá-los em saquinhos ou potes pequenos em porções menores. Dessa forma, você pode simplesmente retirar o que você precisa e descongelar a quantidade certa.

Outra opção é congelar os alimentos em porções individuais em primeiro lugar e, na hora de congelar, colocá-los todos no mesmo recipiente. Ao fazer isso, as peças não vão ficar juntas e você pode simplesmente pegar o número exato de peças que vai precisar.

506b1af3dbd0cb3081001871._w.540_s.fit_

3. Congele os alimentos líquidos em saquinhos deitados no freezer, de modo que eles fiquem planos

Ao congelar líquidos, como sopas e caldos, coloque-os em saquinhos e deixem deitados no freezer até congelarem. Assim, os saquinhos ficarão planos e será mais fácil organizar em pilhas tanto na vertical quanto na horizontal.

4. Escolha os recipientes corretos

A circulação de ar em torno dos alimentos congelados pode causar queimadura nos alimentos, sendo assim, a melhor opção é utilizar recipientes o mais próximo possível do tamanho do que você deseja congelar. Se você estiver usando sacos de plástico, certifique-se de usar os mais grossos e pressione o máximo de ar possível para fora antes do congelamento. Se você estiver usando papel alumínio, certifique-se de vedar bem os alimentos com uma dupla camada. Fazendo isso, você maximizar o espaço do congelador e manter o ar para fora.

51bcaf48d9127e25bf00128b._w.540_s.fit_

5.  Use organizadores 

Os freezers geralmente possuem um grande espaço interno com poucas prateleiras. Os alimentos congelados podem ser empilhados uns sobre os outros, porém, as vezes essa pilha pode ficar muito grande e pesada, dificultando na hora de pegar algum alimento debaixo da pilha. Um boa opção é investir em caixas organizadoras para evitar que as coisas caiam e facilitar a organização em categorias de alimentos.

Assim, fica muito mais fácil localizar os itens congelados!

6 Não guarde sorvete na porta

A porta é o lugar mais quente do congelador, por isso não devemos colocar nela itens de alto teor de gordura como sorvetes. Isso porque, corre-se o risco de derretimento e recongelamento. Reserve a porta para itens como nozes e bebidas!

51fbef1efb04d604cb001417._w.540_s.fit_

7 Etiquete!

Reserve um tempinho para colocar etiquetas com o nome dos alimentos e a data de validade, assim, você nunca mais vai precisar adivinhar o que tem dentro de cada potinho! (Quem nunca achou que era sorvete, mas na verdade era feijão, né!?)

Caso você queria ir mais além, pese os alimentos antes de congelá-los e coloque na etiqueta também! Assim você vai saber se a porção que será descongelada será suficiente!

E vocês têm mais alguma dica de como organizar melhor o freezer?

 


Rua Maestro Cardim, 1273 - cj 02 | São Paulo - SP | F: 11 3283-1449